RECUPERAR:

Declaração de Montreal

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) assinou a Declaração de Montreal, juntando-se a mais de 50 instituições em todo o mundo, que querem assegurar o reconhecimento do acesso ao tratamento da dor como um Direito Humano Fundamental.

“A Declaração de Montreal enfatiza que 5 mil milhões de pessoas em todo o mundo vivem em países com inadequado ou insuficiente acesso ao tratamento da dor. Com esta declaração, o objectivo é garantir que os países têm conhecimento e apoio para estabelecer leis, políticas e sistemas que possam ajudar as pessoas que sofrem de dor a receber assistência adequada”, explica o médico Duarte Correia, presidente da APED.


“A dor crónica é um problema de saúde significativo que afecta mais de três milhões de portugueses, e por isso, consideramos que a falta de oferta de tratamento adequado da dor é uma violação dos Direitos Humanos de um paciente”, conclui o presidente da Associação Portuguesa Para o Estudo da Dor.

A dor crónica é uma situação de dor persistente. A lombalgia crónica, osteoartrose, cefaleias e artrite reumatóide são algumas das causas mais frequentes de dor crónica. Se a dor não for adequadamente tratada, a qualidade de vida das pessoas poderá ser gravemente afectada, podendo conduzir à incapacidade para o trabalho.


Declaração de Montreal