|
NEWSLETTER JULHO-AGOSTO 2020
Caros Sócios e Colegas,
E, eis que no meio de toda a turbulência desta “nova normalidade” que vivemos hoje, chegamos sem quase dar conta a Agosto e às férias de Verão. Para muitos, será apenas uma muito breve pausa, mas ainda assim, muito merecida e necessária para recalibrar o foco e energia.
Também nós iremos fazer uma breve pausa na newsletter, mas ativos na preparação das diversas novidades que vamos lançar já a partir de setembro.
Para já partilhamos convosco as novidades no âmbito internacional da IASP e da EFIC.
IASP LANÇA REVISÃO DA DEFINIÇÃO DE DOR
Após 4 décadas e um processo de 2 anos de observação e análise, a IASP e uma equipa multidisciplinar, desenvolveram uma revisão da definição de Dor. Aperfeiçoada com base em diferentes inputs, incluindo pessoas com dor e seus cuidadores, esta revisão tem por objetivo “transmitir as nuances e a complexidade da dor e esperar que isso conduza a uma melhor avaliação e gestão das pessoas com dor”.
Tal como referiu o Dr. Raja, Presidente da Equipa da IASP e Diretor de Investigação da Dor, Professor de Anestesiologia e Medicina em Cuidados Críticos, Professor de Neurologia na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.
A redefinição de Dor apresentada é a seguinte:
"uma experiência sensorial e emocional desagradável associada, ou semelhante à associada, a danos reais ou potenciais nos tecidos", IASP - International Association for the Study of Pain
A esta definição acrescentaram-se 6 pontos-chave e a origem etimológica da palavra Dor que lhe conferem ainda um contexto mais amplo e uma perspetiva mais enriquecedora. São eles:
- A Dor é sempre uma experiência pessoal que é influenciada em diferentes graus/níveis por factores biológicos, psicológicos e sociais.
- A Dor e a Nocicepção são fenómenos distintos. A Dor não pode ser inferida apenas pela atividade em neurônios sensoriais.
- O conceito de “dor” é algo que os indivíduos aprendem ao longo das suas experiências de vida.
- O relato de uma pessoa sobre uma experiência como sendo uma de Dor deve ser respeitado.
- Embora a Dor geralmente tenha um papel adaptativo, pode ter efeitos adversos na função e no bem-estar social e psicológico.
- A descrição verbal é apenas um dos vários comportamentos possíveis para expressar a Dor; a incapacidade de comunicar não nega a possibilidade de que um ser humano ou um ser vivo não humano sinta dor.
Para mais informações: www.aped-dor.org ou https://bit.ly/iaspdefinitionpain
BOLSA DE APOIO À FORMAÇÃO NA ÁREA DA DOR ASSOCIADA À OSTEOARTROSE - INSCRIÇÕES ABERTAS!
A EFIC em parceria com a Pfizer – Lilly Alliance abriu um novo projeto de apoio à formação na área da Dor.
Esta Bolsa tem por objetivo encorajar e promover um maior conhecimento do contexto de dor associado à Osteoartrose.
É direcionada a profissionais de saúde, professores, investigadores clínicos, associações de doentes, sociedades médicas, organismos locais, entre outros.
Os projetos podem abranger áreas tão variadas quanto: vídeos educacionais, campanhas de informação pública através de ferramentas de e-learning, aplicações móveis ou livros de banda desenhada, artes performativas e campanhas de social media.
Conheça todos os detalhes de participação aqui.
Valor total disponível: $500.000
Data Limite para Apresentação de propostas: 11 de Setembro de 2020
Nunca é de mais relembrar que podem acompanhar-nos no FB, Instagram e www.aped-dor.org.
Em Setembro estamos de volta com muitas novidades.
Bem-haja e boas férias
Ana Pedro

Presidente da Direção
|
|