APED Newsletter, Setembro 2020

Caso não consiga visualizar » clique aqui.
banner


NEWSLETTER SETEMBRO 2020


Caros Sócios e Colegas,

Estamos de regresso após uma breve pausa. 

Neste regresso temos várias iniciativas em desenvolvimento e outras a serem lançadas com o objetivo de apoiar a prevenção e sensibilização da população em geral e profissionais de saúde. Mais do que nunca, é necessário estarmos atentos e ativos neste âmbito da Prevenção da Dor. 

Hoje partilhamos convosco dois projetos que vêm apoiar a nossa ação neste sentido. 



 
APED lança edição interativa em português do livro “Como Confortar um Bebé nos Cuidados Intensivos”
 
A Dra. Clara Abadesso, Médica Pediatra e Coordenadora do Grupo de Trabalho dedicado à Dor Pediátrica da APED, liderou a realização da edição portuguesa desta 2ª edição do livro da Profª. Linda Franck.
 
Este livro visa construir uma ponte entre os pais de bebés internados em unidades de cuidados intensivos e os profissionais de saúde. A promoção do conhecimento dos pais sobre a dor permite o seu envolvimento mais ativo na abordagem da dor e a criação de uma parceria fundamental com os profissionais de saúde nesta missão de proporcionar os melhores cuidados. 
 
Este livro assume-se como um manual prático com dicas e explicações simples que podem orientar os pais neste contexto a ajudar o bebé a sentir-se o mais confortável possível. Acreditamos por tudo isto que esta publicação poderá ser útil em qualquer tipo de unidade de cuidados intensivos, como sejam, as unidades de cuidados intensivos cardíacos (UCIC) e as unidades de cuidados intensivos pediátricos (UCIP).
 
Com esse propósito em mente foi desenvolvido, também, numa versão multimédia que proporciona ao leitor uma experiência mais interativa com a opção de tomar notas durante a leitura, ouvir o conteúdo e ver os vídeos.
 
Consciente do papel preponderante que este livro pode ter na redução da dor emocional dos pais e, consequentemente na criação de condições mais propícias ao tratamento e redução da dor nos bébés em cuidados intensivos, a APED não podia deixar de colaborar na tradução e disponibilização gratuíta do mesmo.

SOBRE A AUTORA PROFª LINDA FRANCK
A Profª Linda Franck é internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho na área da dor neonatal. A autora tem-se dedicado à investigação de estratégias inovadoras para melhorar os cuidados integradores da família, para reforçar a parceria entre pais e profissionais de saúde, garantindo o melhor atendimento às crianças durante o internamento.
 
O Livro “Como Confortar um Bebé nos Cuidados Intensivos” está disponível para consulta e download aqui.



 
Questionário “Dor Crónica em Tempos de Pandemia” – Partilhe e/ou Participe!

No âmbito do Ano Global 2020 “Prevenção da Dor” e da concretização da sua missão, a APED colaborou na realização deste questionário. Uma iniciativa liderada pelas médicas Dra. Rita Moutinho, membro da Direção da APED e da Dra.  Nádia Andrade. 

Este questionário visa identificar o impacto que a pandemia por SARS-COV-2/COViD-19 na forma como têm sido prestados cuidados de saúde aos doentes com Dor Crónica, em particular. Compreender os factos e circunstâncias que ocorreram pode ajudar  a identificar parâmetros que possam ser corrigidos/melhorados na eventualidade de um confinamento futuro. 

Neste sentido, pedimos a vossa colaboração na divulgação deste questionário junto dos vossos pares, pacientes e contatos. 


O acesso ao questionário poderá ser feito através dos seguintes links:

Continuaremos a partilhar mais novidades sobre a APED e o que se passa no universo da Dor Crónica  nos nossos canais de comunicação FBInstagram e www.aped-dor.org.

Bem-hajam,


Ana Pedro

Presidente da Direção
--
www.aped-dor.org | Contactos | Facebook
--
Copyright © 2019 APED – Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, todos os direitos reservados.
Foi incluido neste email enquanto sócio da APED. Poderá consultar
aqui a nossa Politica de Privacidade. 
Caso não pretenda continuar a receber as noticias das atividades e eventos da APED e/ou dos seus parceiros,
agradecemos que escolha a opção abaixo “unsubscribe” e o seu endereço de email será removido da nossa mailing list. 
» unsubscribe
Powered by AcyMailing