APED Newsletter, Outubro 2020

Caso não consiga visualizar » clique aqui.
banner

NEWSLETTER OUTUBRO 2020

Caros Sócios e Colegas,

Celebra-se no dia 16 de Outubro o Dia Nacional de Luta Contra a Dor. 

Como profissionais de saúde sabemos a importância deste dia como forma de colocar todos os holofotes neste tema.  E nenhum holofote é demais!

São cada vez mais as evidências do impacto da dor crónica na qualidade de vida da população e consequente impacto social e económico. Por isso mesmo, é necessário que nos juntemos nesta missão de promoção, sensibilização e ensino das múltiplas formas de prevenção da Dor crónica. 

Todos temos um papel crucial na disseminação do conhecimento e na motivação para a ação preventiva. 

É neste contexto que se integram as iniciativas que vos apresentamos e convidamos a conhecer, participar e partilhar.




Mais vida. Menos dor.

Para marcar este dia desenvolvemos uma imagem que a nosso ver representa de forma muito simples e direta a assimetria que a dor gera na vida. Uma imagem que reflete o que diariamente observamos em quem sofre com dor crónica: a dor esvazia a vida.
Há 29 anos trabalhamos para dar corpo e voz à Missão da APED. Há 29 anos agregamos e procuramos representar e dar visibilidade aos esforços de todos os profissionais de saúde encetados para proporcionar mais vida e menos dor.




 
SIP Portugal promove webinar para assinalar o Dia Nacional de Luta contra a Dor – 15.10.2020
 
No próximo dia 15 de outubro  pelas 19h45 a Plataforma de Impacto Social da Dor na Sociedade Portuguesa (SIP Portugal) vai promover um Webinar com o propósito de debater a abordagem da dor em Portugal, a importância e necessidade de priorizar o seu tratamento e refletir sobre o passado, o presente e o futuro da estratégia nacional na luta contra a dor. 
 
Este webinar conta ainda com a visão politica sobre a Dor em Portugal do Dr. Alberto Machado, Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde da Assembleia da República.
 
Mais informações sobre o programa e acesso (gratuito) ao webinar clique aqui.



“Como Confortar um Bebé nos Cuidados Intensivos” - um manual prático para pais com bebés internados em UCIN e UCEN
 
Um crescente número de evidências cientificas demonstram que o controlo da dor nas crianças está intimamente relacionado com o papel determinante que os pais representam, especialmente no que respeita a implementação e eficácia das intervenções não farmacológicas. 
 
Consciente que o conhecimento reduz o medo e a dor emocional do desconhecido que tanto afeta os pais num ambiente hospitalar, o grupo de trabalho Dor Pediátrica da APED, sob a coordenação da Dra. Clara Abadesso, médica pediatra, realizou a tradução desta 2ª edição para português, com o apoio da Bene Farmacêutica e da Sociedade Portuguesa de Neonatologia.
 
Criado com uma linguagem simples, clara e concisa complementada por exemplos em vídeos para uma consulta fácil e rápida, este manual tem por objetivo permitir que no final da sua leitura se saiba mais sobre: 
  • a forma como os bebés sentem dor e a dor os afecta
  • como perceber quando o bebé tem dor
  • como ajudar a criar um ambiente mais confortável para o bebé
  • o que pode fazer para confortar o bebé  
 
O Livro “Como Confortar um Bebé nos Cuidados Intensivos” está disponível para consulta aqui e download aqui.



 
Pequenos grandes passos para prevenir a dor: 3 infografias  para promoção e sensibilização da população em geral
 
Enquadrado no Ano Global para a  Prevenção da Dor realizámos a adaptação das infografias desenvolvidas pela IASP para a sensibilização e promoção dos pequenos grandes passos que podemos dar no nosso dia-a-dia para prevenir a dor crónica. 
 
Dirigidas ao público em geral, estas infografias relembram-nos o quão importante é mantermos um estilo de vida saudável como promoção de uma melhor qualidade de vida por mais tempo. Longevidade sim, mas com qualidade.
 
Veja e partilhe estas infografias com os seus pares, pacientes e contatos. 
Infografias disponíveis aqui.




Continuaremos a partilhar mais novidades sobre a APED e o que se passa no universo da Dor Crónica  nos nossos canais de comunicação:  FBInstagram e www.aped-dor.org

Bem-hajam
,

Ana Pedro

Presidente da Direção
--
www.aped-dor.org | Contactos | Facebook
--
Copyright © 2019 APED – Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, todos os direitos reservados.
Foi incluido neste email enquanto sócio da APED. Poderá consultar
aqui a nossa Politica de Privacidade. 
Caso não pretenda continuar a receber as noticias das atividades e eventos da APED e/ou dos seus parceiros,
agradecemos que escolha a opção abaixo “unsubscribe” e o seu endereço de email será removido da nossa mailing list. 
» unsubscribe