|
NEWSLETTER OUTUBRO 2020
Caros Sócios e Colegas,
Celebra-se no dia 16 de Outubro o Dia Nacional de Luta Contra a Dor.
Como profissionais de saúde sabemos a importância deste dia como forma de colocar todos os holofotes neste tema. E nenhum holofote é demais!
São cada vez mais as evidências do impacto da dor crónica na qualidade de vida da população e consequente impacto social e económico. Por isso mesmo, é necessário que nos juntemos nesta missão de promoção, sensibilização e ensino das múltiplas formas de prevenção da Dor crónica.
Todos temos um papel crucial na disseminação do conhecimento e na motivação para a ação preventiva.
É neste contexto que se integram as iniciativas que vos apresentamos e convidamos a conhecer, participar e partilhar.
Mais vida. Menos dor.
Para marcar este dia desenvolvemos uma imagem que a nosso ver representa de forma muito simples e direta a assimetria que a dor gera na vida. Uma imagem que reflete o que diariamente observamos em quem sofre com dor crónica: a dor esvazia a vida.
Há 29 anos trabalhamos para dar corpo e voz à Missão da APED. Há 29 anos agregamos e procuramos representar e dar visibilidade aos esforços de todos os profissionais de saúde encetados para proporcionar mais vida e menos dor.
SIP Portugal promove webinar para assinalar o Dia Nacional de Luta contra a Dor – 15.10.2020
No próximo dia 15 de outubro pelas 19h45 a Plataforma de Impacto Social da Dor na Sociedade Portuguesa (SIP Portugal) vai promover um Webinar com o propósito de debater a abordagem da dor em Portugal, a importância e necessidade de priorizar o seu tratamento e refletir sobre o passado, o presente e o futuro da estratégia nacional na luta contra a dor.
Este webinar conta ainda com a visão politica sobre a Dor em Portugal do Dr. Alberto Machado, Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde da Assembleia da República.
Mais informações sobre o programa e acesso (gratuito) ao webinar clique aqui.
“Como Confortar um Bebé nos Cuidados Intensivos” - um manual prático para pais com bebés internados em UCIN e UCEN
Um crescente número de evidências cientificas demonstram que o controlo da dor nas crianças está intimamente relacionado com o papel determinante que os pais representam, especialmente no que respeita a implementação e eficácia das intervenções não farmacológicas.
Consciente que o conhecimento reduz o medo e a dor emocional do desconhecido que tanto afeta os pais num ambiente hospitalar, o grupo de trabalho Dor Pediátrica da APED, sob a coordenação da Dra. Clara Abadesso, médica pediatra, realizou a tradução desta 2ª edição para português, com o apoio da Bene Farmacêutica e da Sociedade Portuguesa de Neonatologia.
Criado com uma linguagem simples, clara e concisa complementada por exemplos em vídeos para uma consulta fácil e rápida, este manual tem por objetivo permitir que no final da sua leitura se saiba mais sobre:
- a forma como os bebés sentem dor e a dor os afecta
- como perceber quando o bebé tem dor
- como ajudar a criar um ambiente mais confortável para o bebé
- o que pode fazer para confortar o bebé
O Livro “Como Confortar um Bebé nos Cuidados Intensivos” está disponível para consulta aqui e download aqui.
Pequenos grandes passos para prevenir a dor: 3 infografias para promoção e sensibilização da população em geral
Enquadrado no Ano Global para a Prevenção da Dor realizámos a adaptação das infografias desenvolvidas pela IASP para a sensibilização e promoção dos pequenos grandes passos que podemos dar no nosso dia-a-dia para prevenir a dor crónica.
Dirigidas ao público em geral, estas infografias relembram-nos o quão importante é mantermos um estilo de vida saudável como promoção de uma melhor qualidade de vida por mais tempo. Longevidade sim, mas com qualidade.
Veja e partilhe estas infografias com os seus pares, pacientes e contatos.
Infografias disponíveis aqui.
Continuaremos a partilhar mais novidades sobre a APED e o que se passa no universo da Dor Crónica nos nossos canais de comunicação: FB, Instagram e www.aped-dor.org.
Bem-hajam,
Ana Pedro
Presidente da Direção
|
|