Position Paper APED "Canabinóides na dor crónica"

Caso não consiga visualizar » clique aqui.
banner

NEWSLETTER JANEIRO 2021

 

Caros Sócios e Colegas,

Iniciamos o ano com dias complicados na área da saúde que nos lançam desafios em todos os contextos. Acreditamos que juntos iremos conseguir ultrapassar esta situação. Não sem alguns sacrifícios e dificuldades, é certo, mas sabemos que podemos ganhar mais conhecimentos e sabedoria através destes desafios. 

Para  isso  é essencial manter a atividade científica partilhando algumas das ações que estão já em curso e para as quais pedimos a vossa colaboração, através da participação e/ou partilha junto dos vossos colegas e rede de contactos. 


Position Paper APED “Canabinóides na dor crónica”
 
Já disponível para consulta na nova plataforma digital de livre acesso www.dor.pt que lançámos em final de 2020.

Este Position Paper “expressa a posição da APED sobre a utilização de canabinóides em dor crónica, com várias recomendações dirigidas aos profissionais de saúde. (...) foi elaborado a partir da revisão da literatura, considerou guidelines de outras sociedades científicas, bem como as opiniões de consenso dos participantes do VII Encontro das Unidades de Dor, promovido pela APED em 2019”.  Para consulta do Position Paper APED clique aqui.



Inquérito: “Registos de Enfermagem em UDC”. Participe!

O Grupo de Trabalho “Avaliar e Registar a Dor” da APED, liderado pela Enfª Carina Raposo, está a desenvolver em conjunto com a Enfª Albina Dias e a Enfª Juliana Santos,  um estudo que visa atingir um modelo de registo clínico que seja uniforme  nas UDC e que se mostre diferenciador da especialização e qualidade indiscutível da enfermagem nas UDC.
 
A criação de um modelo uniforme vai permitir a recolha de indicadores mais fiáveis e relevantes, como por exemplo: ganhos em saúde; taxa de efetividade na prevenção de complicações; modificações positivas no estado dos diagnósticos de enfermagem (reais); taxas de ganhos possíveis / esperados de efetividade.
 
PARA QUE SE CHEGUE A ESTE MODELO É FUNDAMENTAL A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENFERMEIROS DE UNIDADES DE DOR, nesta 1ª fase de recolha de informação, que vai permitir caracterizar, compreender e analisar  os registos clínicos dos enfermeiros  nas Unidades de Dor Crónica (UDC).     
 
Inquérito disponível para preenchimento AQUI
.



Convido-vos a acompanharem a evolução do nosso trabalho e as atividades científicas que iremos lançar no universo da Dor Crónica  nos nossos canais de comunicação:  FBInstagram, www.dor.pt e www.aped-dor.org

Bem-hajam,

Ana Pedro

Presidente da Direção
--
www.aped-dor.org | Contactos | Facebook
--
Copyright © 2019 APED – Associação Portuguesa para o Estudo da Dor, todos os direitos reservados.
Foi incluido neste email enquanto sócio da APED. Poderá consultar
aqui a nossa Politica de Privacidade. 
Caso não pretenda continuar a receber as noticias das atividades e eventos da APED e/ou dos seus parceiros,
agradecemos que escolha a opção abaixo “unsubscribe” e o seu endereço de email será removido da nossa mailing list. 
» unsubscribe
Powered by AcyMailing