|
NEWSLETTER JULHO 2019
2019 O ANO GLOBAL CONTRA A DOR NOS MAIS VULNERÁVEIS
Caros Sócios,
2019 é como sabem o Ano Global contra a Dor nas PopulaçõesVulneráveis. A APED tem orientado a sua ação no sentido de apoiar e dar corpo a este compromisso global em Portugal.
Tal como partilhou o Presidente da IASP na sua mensagem, o Ano Global visa promover a sensibilização e melhorar a avaliação e a gestão da dor nestes grupos: idosos (incluindo dor na demência), bebés e crianças, pessoas com défices cognitivos não demenciais, transtornos psiquiátricos e vítimas de tortura.
Nesta newsletter damos a conhecer, entre outras, algumas das atividades implementadas em junho dentro deste contexto. Estamos a preparar muitas outras ações que iremos partilhando convosco nos nossos canais sociais e na nossa newsletter.
Contamos convosco para participarem nas iniciativas da APED com a vossa presença e partilha de conhecimento.
FACT SHEETS DO ANO GLOBAL JÁ DISPONÍVEIS EM PORTUGUÊS
Este ano, a APED teve a seu cargo a tradução para português das Fact Sheetsdo Ano Global. Este foi um projeto bastante desafiante, mas também gratificante para todos os envolvidos, dada a relevância que estes documentos assumem na orientação e apoio do trabalho a desenvolver.
Podem consultar as Fact Sheets aqui www.aped-dor.org e www.iasp-pain.org.
APED REALIZA WORKSHOP SOBRE OPIÓIDES EM POPULAÇÕES VULNERÁVEIS
Integrado no plano de atividades da APED para o Ano Global 2019, foi realizado no passado dia 7 de Junho o Workshop “Opióides em Populações Vulneráveis”, com o intuito de promover a partilha de conhecimento e experiência prática de vários profissionais que intervêm junto de idosos frágeis, crianças e doentes com psicopatologia.
A partilha de questões, experiências e conhecimentos que ocorreu entre os profissionais presentes, revelou-se bastante rica e produtiva para o trabalho de todos.
Veja as fotos do encontro AQUI.
APED DESENVOLVE POSITION PAPER
Foi no decurso do 7º Encontro Nacional de Unidades de Dor, a 8 de junho, que a APED partilhou, desenvolveu e discutiu o seu Position Paper sobre o uso de canabinóides no tratamento da dor crónica.
A discussão deste documento no Encontro Nacional de Unidades de Dor pretendeu criar a oportunidade de troca de conhecimentos e experiências verdadeiramente enriquecedoras entre os profissionais das múltiplas áreas presentes.
O Position Paper poderá ser consultado em breve no site da APED .
Veja as fotos do 7º Encontro Nacional de Unidades de Dor AQUI.
CONHEÇA OS VENCEDORES DAS BOLSAS APED 2018/19
No passado dia 7 de junho, no decurso das comemorações do XXVIII Aniversário da APED, foram entregues as Bolsas APED 2018, no valor de 2000€ cada a:
Alexandra Valente: Estágio de 3 meses no grupo de investigação de Mark Jensen, editor da revista Journal of Pain;
Cristina Cunha: Estágio de 1 mês nas Unidades de Dor do Mount Sinai Hospital e Toronto Western Hospital.
Conheça em mais detalhe os projetos vencedores em www.aped-dor.org.
Participe! E para o ano poderá ser o seu projeto a causar “dores de cotovelo”.
PRÉMIO REVISTA DOR/BENE FARMACÊUTICA 2016 e 2017
Ainda no decurso das comemorações do XXVIII Aniversário da APED, foram dados a conhecer os 4 artigos vencedores do Prémio Revista DOR / Bene Farmacêutica 2016 e 2017. Cada um dos 4 vencedores recebeu o prémio no valor de 1.500€.
Conheça os artigos vencedores em www.aped-dor.org.
O seu artigo poderá ser vencedor na edição de 2018. Participe enviando-nos o seu artigo para a revista DOR.
Voltamos com mais novidades em Setembro.
Boas Férias a todos!
Ana Pedro
![](http://www.aped-dor.org/media/com_acymailing/upload/imagens/assinatura_anapedro.png)
Presidente da Direção
|
|