Formar para um Futuro com Menos Dor.
A elevada prevalência da dor, cerca de 1/3 da população portuguesa (1), resulta num elevado impacto no país, quer em termos diretos no sistema de saúde, quer a nível social e económico, se considerarmos os custos diretos e indiretos envolvidos no seu tratamento e gestão. Perante este cenário é, cada vez mais premente, apoiar e desenvolver ações especializadas na abordagem e tratamento da Dor com forte enfoque na sua interligação com todos os domínios que esta abrange.
Embora, existam já algumas ofertas de pós-graduações na área da Dor e outras formações mais específicas e de curta duração, a APED propõe-se organizar e lançar através da APED Pain Academy propostas de formação especializada de curta, média e longa duração. Visando a criação de uma oferta formativa diferenciada e intrinsecamente pensada para a evolução do estudo e abordagem da Dor, baseada na sinergia entre as competências académicas, assistenciais e estruturais da APED e das Sociedades Científicas que cooperam nos diversos projetos formativos.
(1.Azevedo LF, Costa-Pereira A, Mendonça L, Dias CC, Castro-Lopes JM. Epidemiology of chronic pain: a population-based nationwide study on its prevalence, characteristics and associated disability in Portugal. J Pain. 2012;13(8):773-83; 2.Antunes F, Pereira RM, Afonso V, Tinoco R. Prevalence and Characteristics of Chronic Pain Among Patients in Portuguese Primary Care Units. Pain and Therapy, (), 1-11. DOI:10.1007/s40122-021-00308-2)
CURSO “TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO EM DOR” – Inicio 26.out.2024
A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) sendo o capítulo Português da International Association for the Study of Pain (IASP) tem como objectivo a promoção do estudo, ensino e divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor. Compete-nos por isso proporcionar todas as ferramentas e meios ao nosso dispor com esse fim.
As técnicas de intervenção em Medicina da Dor, são uma arma mais na luta contra a Dor. Tendo em conta a sua importância, o seu contínuo desenvolvimento e a sua atualidade, decidiu a APED criar este Curso de Técnicas de Intervenção em Medicina da Dor. Procuramos assim disponibilizar a quem se interessa por esta área da Medicina, a formação teórica e prática para a sua concretização, de forma a melhor podermos lutar contra a Dor.
Convidamos todos os interessados a juntarem-se a nós, para que todos possamos aprender, discutir e avançar neste desígnio fundamental da Medicina em Portugal em prol do cidadão e da pessoa com Dor.
Filipe Antunes
Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor – APED
- Curso teórico-prático em formato misto (e-learning e presencial)
- 9 meses de formação com intervencionistas de topo nacionais e internacionais
- 10 módulos teóricos
- 1 Curso-prático em modelo vivo (março 2025) + 1 curso prático em modelo vivo e de cadáver (junho 2025)
- 4 webinares temáticos
Nota: O Curso “Técnicas de Intervenção em Medicina da Dor”, edição 2024/25 encontra-se em processo de certificação junto da UEMS EACCME® para a acreditação CME deste material educacional.
- Destinatários: Médicos com especial interesse na área de Intervenção em Medicina da Dor (requisito obrigatório para inscrição: prova comprovativa com envio de cópia de cédula profissional ou envio de cópia de inscrição no colégio da especialidade, emitida pela OM).
- Consulte todas as informações, programa científico e inscrições aqui
-
MISSÃO
A APED Pain Academy tem como missão o estudo, ensino e divulgação dos mecanismos fisiopatológicos e dos meios e técnicas terapêuticas na abordagem da Dor. Nesse sentido, oferece formações especializadas, alinhadas com as diretrizes da IASP e da OMS, destinada a profissionais de saúde de todas as áreas que se interessem pela temática da Dor.
A APED Pain Academy proporciona um currículo formativo que combina a teoria e a prática, com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde a enfrentar os desafios da Dor na prática clínica e na investigação científica, sempre em linha com a mais recente evidência científica e diretrizes internacionais.
-
OBJETIVOS
- Formação Especializada: Oferecer cursos, de curta, média e longa duração especializados que permitam aos profissionais de saúde adquirir, expandir e aprofundar as suas competências teóricas e práticas nas diversas áreas da Dor.
- Impacto Clínico e Científico: Proporcionar conhecimento e técnicas de diagnóstico e tratamento que tenham um impacto direto e positivo na prática clínica e na investigação dos profissionais de saúde.
- Certificação Internacional: Oferecer formações que garantem certificações reconhecidas internacionalmente, com créditos CME, valorizando ainda mais o percurso formativo dos alunos.
- Comunidade de Prática: Criar um espaço de debate, análise e partilha entre pares, incentivando a troca de experiências e a criação de sinergias entre profissionais de diferentes especialidades e regiões.
- Parcerias e Sinergias: Estabelecer e fortalecer parcerias com Sociedades Científicas e outros atores relevantes na área da dor, assegurando que os programas formativos são sempre relevantes e ajustados à realidade clínica.
-
VISÃO
A APED Pain Academy, sendo uma marca da APED, representante da IASP e da EFIC em Portugal, aspira a ser reconhecida nacional e internacionalmente como o portal de acesso ao conhecimento especializado sobre a Dor em Portugal. Com uma oferta formativa multiprofissional e interdisciplinar inovadora e de qualidade, a APED Pain Academy visa formar (contribuir com a formação e transformação de) uma comunidade de profissionais altamente capacitados e comprometidos com a evolução contínua da abordagem e tratamento da Dor e com a melhoria da qualidade de vida da pessoa com Dor.
-
VALORES
- Excelência Científica: Compromisso com a qualidade e rigor em todos os programas formativos, garantindo que os conteúdos oferecidos estão sempre na vanguarda do conhecimento sobre a Dor.
- Inovação Pedagógica: Aplicação de métodos de ensino modernos e dinâmicos, que combinam teoria e prática, para uma formação adaptada às necessidades e desafios reais dos profissionais de saúde.
- Interdisciplinaridade: Promoção da colaboração entre diferentes especialidades da área da saúde, criando uma abordagem holística e integrada para o tratamento da Dor.
- Ética e Humanismo: Respeito pelos princípios éticos na prática clínica e no ensino, com um foco inabalável no bem-estar da pessoa com Dor.
- Aprendizagem Contínua: Encorajamento de uma atitude de aprendizagem constante, necessária para acompanhar a evolução do conhecimento e das práticas na área da Dor.