RECUPERAR:

50 anos IASP - Trabalhando juntos para o alívio da dor em todo o mundo.


Em 2024, a IASP celebrará o seu 50º Aniversário. Ao longo de 2023 e 2024, culminando no 20º Congresso Mundial da Dor, de 5 a 9 de agosto em Amesterdão, Holanda, a IASP celebrará este marco com iniciativas e história dos seus 50 anos de existência que reflectem os avanços e contribuições feitas pela IASP e pelos seus membros ao longo dos últimos 50 anos.

A Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) é a principal organização global que apoia o estudo e a prática da dor e do alívio da dor.

Junte-se a nós para celebrar o meio século de conquistas da IASP e aguarde com expetativa muitos mais anos de trabalho conjunto para o alívio da dor em todo o mundo.

A IASP foi criada em 1974 com a missão de "reunir cientistas, clínicos, prestadores de cuidados de saúde e decisores políticos para estimular e apoiar o estudo da dor e traduzir esse conhecimento numa melhoria do alívio da dor a nível mundial" (ver https://www.iasp-pain.org/about/).

Conheça a história e o calendário de ações de celebração dos 50 anos da IASP em : https://www.iasp-pain.org/50th-anniversary/


MENSAGEM DO PRESIDENTE DA APED

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), capítulo português da IASP, congratula-se e associa-se às comemorações dos 50 anos da IASP a concretizar em 2024.

Desde 1991 em Portugal, ao longo dos nossos 33 anos de existência, fomos e somos o veículo de transmissão da missão, valores e atividades da IASP que apoiamos e perfilhamos na íntegra.

Seguimos a política e as deliberações da IASP adotando anualmente o lema do Ano Internacional de Luta contra a Dor que a IASP define e divulgamos as fichas técnicas e todas as atividades que o suportam.

Todos somos poucos na luta contra este flagelo mundial, pelo que à nossa medida tentamos colocar a Luta contra a Dor na agenda nacional, apoiando as associações de doentes e os profissionais que se dedicam a esta causa.

Junte-se a nós. Junte-se à Luta contra a Dor!

Filipe Antunes
Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor - APED
Fisiatra, Responsável pela Unidade de Dor do Hospital de Braga

  • UMA INTRODUÇÃO ESPECIAL DOS PRESIDENTES DO GRUPO DE TRABALHO DO 50º ANIVERSÁRIO IASP

    Numa reunião convocada por John Bonica em Issaquah, Washington, EUA, em maio de 1973, um pequeno grupo internacional de clínicos e cientistas decidiu criar uma associação profissional internacional dedicada ao estudo e à gestão da dor. Estes pioneiros, impulsionados pela energia inesgotável de John Bonica, trouxeram a dor para a vanguarda da ciência médica; já não se tratava de um problema secundário como sintoma de uma doença, mas de um problema patológico por direito próprio que precisava de ser tratado como tal. No ano seguinte, a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP) foi formalmente constituída como uma organização. Cinquenta anos depois, a IASP é a principal associação profissional internacional dedicada ao estudo e gestão da dor, com mais de 6.100 membros de todos os cantos do mundo, bem como 96 secções nacionais.              

    A IASP celebrará orgulhosamente o seu 50º Aniversário em 2024 e um Grupo de Trabalho presidido por nós tem estado a trabalhar com o escritório da IASP ao longo do último ano para desenvolver uma série de iniciativas para comemorar este marco. Uma edição especial da PAIN incluirá artigos que destacam as contribuições da IASP ao longo dos últimos 50 anos para a investigação, educação e gestão da dor. Uma nova secção no site da IASP dedicada ao 50.º aniversário apresenta uma cronologia dos eventos e marcos na vida da IASP ao longo do último meio século. Haverá campanhas nas redes sociais relacionadas com o aniversário e serão destacados artigos seminais publicados nas revistas da IASP. As celebrações culminarão no Congresso Mundial de Dor da IASP de 2024, em Amesterdão. Não vai querer perder o Congresso e os eventos especiais do 50º Aniversário planeados, por isso planeie a sua presença!

    Esta é uma oportunidade única para todos nós, membros de longa data e novos membros, celebrarmos as conquistas da IASP e aguardarmos com expetativa um futuro empolgante em que a IASP continuará a facilitar e a promover os nossos esforços para trabalharmos em conjunto para o alívio da dor em todo o mundo.

    Judite

    Judith Turner, Ph.D.
    Professor
    Dept. of Psychiatry & Behavioral Sciences
    University of Washington, Seattle, USA

    https://www.aped-dor.org/images/IASP/Fernando_Cervero.jpg

    Fernando Cervero MD, DSc
    Emeritus Professor McGill University, Canada
    Honorary Professor, The University of Bristol, UK

    (tradução da mensagem oficial do grupo de trabalho dos 50 anos IASP, disponível em https://www.iasp-pain.org/50th-anniversary/)

  • O NASCIMENTO DA IASP

    Foi em finais de Maio de 1973 que vários delegados internacionais voaram para Seattle-Tacoma para participarem no Simpósio Internacional sobre a Dor, realizado de 21 a 26 de maio de 1973, no  Providence Heights Conference Center em Issaquah, uma cidade a cerca de 32 quilómetros a leste de Seattle. Foi uma ideia do Professor John Bonica, presidente do Departamento de Anestesiologia da Universidade de Washington em Seattle e autor do livro inovador, “The Management of Pain”.

    Era também muito recente, a publicação da teoria do controlo do portão da dor por Ronald Melzack e Patrick Wall (publicada 8 anos antes), e mais do que nunca estava a ser dada muito mais atenção à dor crónica.

    No final deste Simpósio, era óbvio que tinham sido lançadas sementes férteis e que havia boa vontade. No último dia, foram aprovadas por unanimidade as propostas de criação de uma revista dedicada ao domínio da dor e de criação de uma associação internacional para ajudar a apoiar a revista e a fazer avançar o estudo da dor e do seu tratamento. E assim nasceu a Associação Internacional para o Estudo da Dor - IASP.

    (texto adaptado do site IASP em https://www.iasp-pain.org/50th-anniversary/ )

     

  • REVISTA PAIN – EDIÇÃO COMEMORATIVA DOS 50 ANOS IASP

    Revista PAIN

    No âmbito da celebração dos seus 50 anos a IASP A IASP publicou no passado mês de novembro uma edição especial da PAIN, com uma série de artigos que reflectem os avanços e as contribuições da IASP e dos seus membros nos últimos 50 anos.

    Tal como referem os Editores-Chefe Karen D. Davis e Barry J. Sessle, na sua nota editorial deste suplemento especial, “esta edição especial da PAIN apresenta uma visão geral dos contributos que a IASP tem dado e continuará a dar no futuro no que respeita à educação, investigação, gestão e defesa da dor, bem como o seu valor para os membros da IASP de todo o mundo e para os doentes que sofrem de dor aguda ou crónica.” (in, IASP 50th Anniversary Supplement)



ohipugiugouçgb

20º Congresso Mundial de Dor IASP2024, 5 a 9 de maio, Amsterdão. O mais importante encontro mundial dedicado à investigação, tratamento e educação sobre a dor

O Congresso Mundial IASP2024 dedica-se à excelência científica, com sessões e palestras sobre as mais recentes pesquisas em dor. Os participantes têm a oportunidade de realizar aprofundamentos técnicos, master classes, exposições interativas e workshops práticos.

• Todas as informações sobre o IASP2024 em: https://www.worldcongress2024.org

• Datas importantes:

o Inscrições Early Bird: até 1.abril 2024

o Inscrições para Apoio Financeiro: até 31.jan

o Submissão de Abstracts (Poster): até 31.jan