RECUPERAR:

BOLSA DE APOIO À FORMAÇÃO

Na área da dor associada à osteoartrose - Inscrições abertas!

A EFIC em parceria com a Pfizer – Lilly Alliance abriu um novo projeto de apoio à formação na área da Dor. Esta Bolsa tem por objetivo encorajar e promover um maior conhecimento do contexto de dor associado à Osteoartrose.


É direcionada a profissionais de saúde, professores, investigadores clínicos, associações de doentes, sociedades médicas, organismos locais, entre outros.


Os projetos podem abranger áreas tão variadas quanto: vídeos educacionais, campanhas de informação pública através de ferramentas de e-learning, aplicações móveis ou livros de banda desenhada, artes performativas e campanhas de social media.

Conheça todos os detalhes de participação aqui

Valor total disponível: $500.000

Data Limite para Apresentação de propostas: 11.set.2020


EFIC Fellowship 2020

DATA LIMITE DE ENVIO PROPOSTA INSCRIÇÃO PARA A APED: 22 de Março de 2020
 
Estão abertas as inscrições para o EFIC Fellowship 2020.
Se é sócio da APED não perca esta oportunidade para desenvolver o seu trabalho.
Temos apenas 2 vagas disponíveis!

 
A European Pain Federation EFIC Fellowship é uma bolsa individual para médicos e tem por objetivo apoiar a formação no diagnóstico, tratamento e gestão de condições relacionadas com a dor.
 
A formação deve ter um período máximo de 10 semanas e, será realizada num dos Centros de excelência  dedicados ao estudo da Dor aprovado pela EFIC (consulte a lista de centros aqui).
 
O propósito desta Bolsa é permitir que os conhecimentos adquiridos durante a formação sejam integrados na prática clinica diária do formando.  E tem como objetivo desenvolver conhecimentos sobre:

  • os princípios e elementos do diagnóstico e gestão multimodais da dor
  • as indicações e técnicas de tratamento/gestão da dor intervencionista
  • a investigação dos aspetos clinicos básicos da dor
  • os métodos de ensino da dor ao nível de pós-graduação e/ou licenciatura

CONDIÇÕES DE ACESSO

  • O requerente deve estar envolvido no domínio da medicina da dor ou ter um caminho claro para se tornar um especialista em medicina da dor.
  • O requerente deverá ser sócio da APED há pelo menos 1 ano.
  • A sua proposta deve ser acompanhada de uma carta de recomendação da APED.
  • A apresentação da candidatura é feita pela APED. O requerente deve enviar todos os documentos descritos acima para secretariado@aped-dor.org até 22 de Março de 2020, com o assunto: Candidatura EFIC Fellwship. A candidatura será analisada e aprovada pelo representante EFIC na APED. Uma vez aprovada a proposta será enviada pela APED para a EFIC até 30 de Abril de 2020 (prazo limite de receção de inscrições).
  • Documentos a entregar: CV + formulário de aplicação (formulário).
  • A aprovação das candidaturas é feita por email e, são acompanhadas do contrato de Fellowship EFIC que deve ser devolvido devidamente preenchido à APED (para posterior envio à EFIC) num prazo de 4 semanas. Se o contrato de Fellowship EFIC não for enviado dentro deste prazo assume-se que o requerente não aceita a oferta do Fellowship EFIC.   
  • Caso o requerente não possa iniciar o Fellowship EFIC é da sua responsabilidade informar a APED, por carta com aviso de receção, num prazo de até 30 dias úteis anteriores à data de inicio do Fellowship EFIC aprovado. Se não for recebida esta notificação no prazo mencionado, o requerente é responsável pelo pagamento de 20% do valor do Fellowship referido no acordo do Fellowship EFIC anteriormente aceite.  O Fellowship EFIC aprovado não pode ser transferido para outra pessoa e, tem de ser usado no ano acordado.
  • O período de duração máximo do Fellowship EFIC pode ser reduzido caso a entidade que receba o requerente assim o decida. O que poderá acontecer caso o requerente não seja fluente na lingua official da entidade onde decorrerá o Fellowship.

Presidência

No EFIC Councillor meeting de 2017 o Professor Bart Morlion (Belgium) assumiu a presidência da  EFIC.

O Dr Chris Wells assumiu a vice presidência.

A nova direção inclui:

Professor Elon Eisenberg, Israel (Hon. Tesoureiro)
Dr Brona Fullen, Ireland (Hon. Secretario)
Dr Thomas Tölle, Germany (Vogal)
Dr Magdalena Kocot-Kępska, Poland (Vogal)

Conheça a primeira mensagem do novo presidente


Diploma Europeu em Medicina da Dor

O que é o Diploma Europeu em Medicina da Dor (EDPM)? 
O objetivo do EDPM é melhorar o nível de identificação e tratamento da dor providenciando melhor qualificação para todos os profissionais.
O curriculo do exame é baseado no curriculo da EFIC para o EDPM e respetiva lista companhante que se encontra na seção " O currículo" nesta secção. 
O EDPM está aberto a todos os médicos qualificados que tratam dor. Experiência clínica na identificação e tratamento de dor é essencial. Especialistas e internos que trabalhem em unidades multidisciplinares de tratamento de dor são candidadtos ideais, contudo todos os clínicos com interesse em dor são qualificáveis.

1ª Parte: exame escrito - Escolha múltipla MCQs
Testa primeira parte foi concebida com vista a avaliar o conhecimento do participante na identificação e tratamento de dor.
O exame consiste em 50 questões. Cada questão consiste numa pergunta seguida de 5 propostas de resposta. Cada proposta será verdadeira ou falsa. 
O tempo disponíve lpara este exame será de 90 minutos.
O exame será em em papel e completado a caneta ou lápis.

Critérios de eligibilidade
Os candidates serão aceites na parte escrita se cumprirem os seguintes critérios:

  • Licenciatura em Medicina
  • Curriculum Vitae com pelo menos 3 anos de trabalho clínico em dor
  • Cartas de recomendação de duas referências. Poderá ser o diretor do departamento, serviço ou um colega sénior. A carta de recomendação deverá atestar a idoneidade do candidato e o seu envolvimento no tratamento da dor de forma recorrente
  • Preenchimento do formulário de candidatura
  • Bom nível da língua inglesa (falada e escrita) 
  • Pagamento dos fees dentros dos prazos delimitados 

Línguagem
Inglês. Serviços de tradução e interpretação não são possíveis.

Fees 
Um registo não reembolsável de 250 Euros é requesito para a participação na parte 1 do exame. 

Informação aos participantes