RECUPERAR:

Avaliação da Pessoa com Dor


Coordenação

Carina Raposo


  • Equipa de Trabalho
  • Missão e Objectivos do Grupo

    Avaliar a dor é muito mais do que avaliar a sua intensidade ou realizar a história da dor.

    A dor sendo um fenómeno multidimensional implica uma avaliação que abrange o domínio sensitivo, emocional, físico, cognitivo e social. Avaliamos assim a Pessoa com dor e não somente um sintoma, avaliamos a pessoa que vive com dor.

    Escreve um autor: “Avaliar a dor apenas pela sua intensidade é como descrever a música unicamente pelo seu volume”.

    Para estes próximos 2 anos, temos um projeto que irá requerer alguma dedicação e trabalho.

    Pretende-se realizar um Levantamento das escalas/instrumentos/ questionários validados para língua e cultura portuguesa no que concerne a Avaliação da Pessoa com Dor nas várias áreas de intervenção clínica abrangendo as várias dimensões da dor.

    Com base deste levantamento, é do nosso objetivo elaborar de um booklet contendo os instrumentos de Avaliação da Pessoa com Dor com a explicação de utilização/ aplicação dos mesmos.

    ​O grupo de trabalho foi constituído ​com base na experiência profissional de cada elemento em determinadas áreas do conhecimento.

  • Motivação
  • Projetos

Dor na Criança e Adolescente


Coordenação

Clara Abadesso


  • Equipa de Trabalho
  • Missão e Objectivos do Grupo

    Grupo multidisciplinar constituído por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais, motivados e empenhados em optimizar a abordagem da dor nas crianças numa perspectiva interdisciplinar.

    Integrados na filosofia da IASP / SIG Pain in Childhood, os nossos objectivos são:

    • Promover a educação e formação acerca da dor na criança e adolescente.
    • Desenvolver e publicar informação relevante acerca do controlo da dor na criança e adolescente.
    • Criar material educativo / informativo que seja usado a nível nacional em hospitais e cuidados de saúde primários.
    • Incentivar e promover investigação na área da dor pediátrica.
    • Promover a translação de conhecimentos.

    Ler mais

  • Motivação
  • Projetos

Intervenção em Dor


Coordenação

Miguel Casimiro
Neurocirurgião


  • Equipa de Trabalho
  • Missão e Objectivos do Grupo
  • Motivação
  • Projetos

Psicologia da Dor


Coordenação

Naide Ferreira
Psicóloga Clínica e da Saúde – Unidade de Dor Crónica/Centro Hospitalar Lisboa Ocidental/Hospital de Egas Moniz


  • Equipa de Trabalho

    Ana Carina Resina
    Psicóloga Clínica e da Saúde – Unidade Multidisciplinar de Dor Crónica/Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central/Hospital de Santo António dos Capuchos
     
    Catarina Tomé Pires
    Psicóloga/Professora Universitária /Investigadora na área da Dor/Universidade Autónoma de Lisboa (UAL)
     
    Cristina Caldeira
    Psicóloga Clínica e da Saúde – Unidade de Dor Crónica/Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria
     
    Cristina Catana
    Psicóloga Clínica e da Saúde – Centro Multidisciplinar de Dor/Hospital Garcia de Horta, Almada
     
    Maria José Ramalho
    Psicóloga Clínica e da Saúde – Unidade Multidisciplinar de Dor Crónica/Centro Hospitalar de Setúbal/Hospital de São Bernardo
     
    Sónia F. Bernardes
    Professora Associada com Agregação/ Investigadora em Psicologia da Dor/
    Departamento de Psicologia / Centro de Investigação e Intervenção Social do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
     
    Susana Clara Morais
    Psicóloga Clínica e da Saúde – Unidade de Dor Crónica/Centro Hospitalar Tondela-Viseu
     
    Vanda Lopes
    Psicóloga Clínica e da Saúde – Unidade de Dor Crónica/Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte/Hospital de Santa Maria

  • Missão e Objectivos do Grupo

    Sendo a dor uma experiência inerentemente biopsicossocial e de acordo com as evidências empíricas, é incontroverso o papel central que os fatores psicológicos e psicossociais assumem na prevenção, prestação de cuidados e na reabilitação da dor crónica.

    O grupo Psicologia da Dor da APED tem como missão promover a prestação de cuidados psicológicos especializados, promover o avanço da produção e transferência de conhecimento científico sobre a psicologia da dor aos profissionais da psicologia e de todas as áreas disciplinares com atuação no âmbito da dor, assim como à comunidade geral.

    Pretende assim, contribuir ativamente para a prevenção da cronificação das experiências de dor e para o aumento da qualidade e eficácia dos processos de reabilitação de pessoas com dor crónica.

    No âmbito desta missão, o grupo Psicologia da Dor tem a sua atuação orientada pelos seguintes objetivos gerais:

    1) Contribuir para a reabilitação de pessoas com dor crónica promovendo:

    • A partilha e uniformização de práticas de avaliação, de intervenção e de critérios de referenciação, entre os psicólogos com atuação em contextos multidisciplinares, a nível nacional;
    • A formação e capacitação dos psicólogos para o diagnóstico e intervenção em contextos multidisciplinares, tendo por base as diretrizes do Core Curriculum For the European Diploma in Pain Psychology (EFIC, 2019);
    • A formação e capacitação de outros profissionais de saúde para a identificação de fatores psicossociais de risco, relevantes no contexto da adaptação à dor crónica e, subsequente referenciação e articulação com a psicologia.

    2) Contribuir para a prevenção da dor crónica promovendo

    • A literacia sobre psicologia da dor dos profissionais da psicologia e das outras áreas disciplinares com âmbito de atuação na dor, no contexto dos cuidados primários e da comunidade geral;
    • A formação e capacitação dos psicólogos para o diagnóstico e a intervenção precoce em situações de risco para o desenvolvimento de dor crónica;
    • A formação e capacitação de outros profissionais de saúde para a identificação precoce de fatores psicossociais de risco para a cronificação da dor e, subsequente referenciação e articulação com a psicologia.

    3) Contribuir para a investigação na área da psicologia da dor, quer na sua própria atuação, quer em colaboração com outras áreas disciplinares.

  • Motivação

    Temos como motivação dar visibilidade à Psicologia da Dor como disciplina fundamental para o estudo e compreensão da experiência de dor, promovendo o aprofundamento de saberes, numa perspetiva de uniformização de práticas de atuação e de articulação entre pares. Move-nos igualmente, a necessidade e a importância de promover o seu papel junto de todos os profissionais numa perspetiva interdisciplinar, e junto da comunidade geral.

  • Projetos
    1. Caracterização da intervenção dos psicólogos nas consultas, unidades e centros de Dor Crónica nacionais (mais informação).

    2. Identificação e compilação dos instrumentos de avaliação psicossocial da pessoa com dor crónica, validados para a população portuguesa.

    3. Promoção da avaliação da eficácia da intervenção psicológica na dor crónica.

    4. Levantamento sobre os principais desafios da teleconsulta que, no contexto da pandemia, levou a uma mudança do paradigma da intervenção da Psicologia da Dor.