BOLSA PARA INVESTIGADORES EM DOR APED / FUNDAÇÃO GRÜNENTHAL

Com o intuito de reforçar o seu contributo para a promoção da investigação da Dor em Portugal, a APED, em parceria com a Fundação Grünenthal, estabelece uma Bolsa destinada a apoiar a realização de trabalhos de investigação clínica relacionados com esta temática.

A Bolsa será atribuída a trabalhos de investigação clínica, cujo investigador principal não tenha mais de 40 anos até ao final do ano de candidatura, devendo ainda estar afiliado a uma universidade ou centro de investigação português.

A BOLSA PARA INVESTIGADORES EM DOR, no valor de 8 mil euros, será atribuída anualmente a uma candidatura, cujo projeto de investigação clínica original tenha como objeto a dor.


BOLSA PARA INVESTIGADORES EM DOR, FUNDAÇÃO GRÜNENTHAL / APED 2025

Foi entregue no passado dia 18.out, a Bolsa para “Investigadores em Dor”, promovida pela Fundação Grünenthal em parceria com a APED – Assoc. Portuguesa para o Estudo da Dor.

 

“Estudar a CD9 como nova estratégia terapêutica para a dor neuropática após lesão da medula espinhal” da autoria de Isaura Martins, da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa, é o projeto vencedor da edição de 2025 da Bolsa para Investigadores em Dor, Fundação  Grünenthal / APED.

 

Este projeto  concentra-se na pesaquisa da proteína CD9, que parece desempenhar um papel crítico na forma como o corpo responde à lesão medular. O objetivo será compreender como a CD9 contribui para a inflamação nervosa e a dor e assim identificar novas estratégias terapêuticas que possam ajudar indivíduos com lesões na medula espinhal a reduzir a dor crónica. Durante o próximo ano, pretende-se compreender mais a fundo como a CD9 contribui para o desenvolvimento da dor crónica, uma condição que afeta vários doentes e que ainda é pouco estudada.

 

O prémio foi entregue pelo representante da Fundação Grunenthal Dr. José Quintino e pelo representante da APED, Dr. Filipe Antunes.

  • Consulte aqui o Press Release (pdf)
  • Ver fotografias entrega do Prémio: 



Bolsa para Investigadores em Dor APED / FUNDAÇÃO GRÜNENTHAL 2025

  • Candidaturas até 30 de abril 2025
  • Regulamento para consulta: (pdf)
  • Envio de candidaturas para: fundacaogrunenthal.pt@grunenthal.com

Bolsa para Investigadores em Dor APED / FUNDAÇÃO GRÜNENTHAL 2024

A Bolsa para Investigadores em Dor 2024, no valor de 8 mil euros, foi atribuida ao projeto 'Unravelling Central Pain Modulation in Chronic Migraine', da equipa de investigação  Andreia Costa, (investigadora principal), Pedro Abreu, Manuel Gonçalves-Pinho, Sofia Pinto, Joana Ferreira-Gomes, Isabel Martins.